Iniciativas:

 

  - Atividades 2016 

 

 - Vídeos

 - Peregrinação Fátima

A 11 de fevereiro de 2019  foi o 27.º Dia Mundial do Doente.

 

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde tem início em Fevereiro de 1985, através da Dolentium Hominum (em espanhol visto não existir em português) do Papa São João Paulo II, que entre outras coisas pede que haja organismos e instituições que se dediquem aos problemas do sofrimento humano e da saúde das populações, instituindo-se a Pastoral da Saúde.

 

Na nossa Paróquia em 2010, por ocasião do grande desafio traduzido na Missão 2010 nesta Diocese do Porto, formou-se um grupo denominado Pastoral da Saúde de Mafamude, composto por diversos elementos oriundos de vários grupos e movimentos existentes na Paróquia, designadamente: Ministros Extraordinários da Comunhão, Vicentinos, Mensagem de Fátima, Catequese, Leitores, Corpo Nacional de Escutas, Jovens da Paróquia, Coral, Vo-luntárias do Centro Social Paroquial… que começou por apoiar doentes no domicílio que regressavam a casa depois de hospitalizados. Este pequeno grupo deitou mãos à obra e assim partiu para dar início à missão de visitar e apoiar quem pedia esse auxílio.

 

Nestes quatro anos, para além das visitas no domicílio, hospitais e lares, foram renovadas estas e outras actividades, tais como: o Menino Jesus dos Frágeis, celebrado no Domingo da Epifania do Senhor, tendo como ponto princi-pal a celebração da Eucaristia e o beijar o Menino Jesus na igreja paroquial a que se segue um encontro de convívio com lanche entre visitadores, doentes e familiares. 

Passou também a ter lugar a Peregrinação dos Frágeis quer a nível Diocesano, quer a nível Paroquial.

 

Actualmente, o grupo mantém a sua missão com a visita aos doentes no domicílio, lares e hospitais, apoio às consultas, tratar de assuntos que o doente necessite e que, porque vive só ou a família esteja impossibilitada de o fazer. Porém, a principal função do visitador ao efectuar a visita é: escutar, acompanhar o doente no seu isolamento, fazer-lhe sentir que não está só, que o Senhor Jesus está com ele sempre, manifestando-lhe o Seu grande Amor. Também, se o doente desejar, e depois da visita do pároco, receberá Jesus sacramentado no seu domicílio.

 

Para que a Pastoral da Saúde continue a desempenhar a sua missão, são necessários voluntários disponíveis para acompanhar os doentes. Este serviço é um desafio pessoal porque exige tempo e disposição interior para acolher o doente, para o escutar, para lhe fazer companhia e para lhe anunciar o amor de Deus que o assiste e acompanha no sofrimento. 

É também necessário que os paroquianos que estão doentes ou os seus familiares nos manifestem o desejo de serem visitados pela Pastoral da Saúde.

Se está doente ou tem algum familiar ou pessoa amiga doente, contacte-nos na Secretaria Paroquial ou através do formulário abaixo e estaremos ao vosso dispor.

 

Em síntese, a nossa missão é estar ao serviço do doente e família. Quando se está em sofrimento este apoio torna-se muito importante porque a doença ou a idade avançada trazem angústias acrescidas. Saber escutar, dar tempo gratuitamente, estar disponível, são elementos indispensáveis à recuperação integral de quantos estão marcados pelo sofrimento.

 

É fundamental esclarecer que estamos ao serviço de qualquer pessoa, independentemente da sua religião, etnia ou cultura.

© 2012-19 Paróquia de S. Cristovão de Mafamude