Sacramentos não são aparência, mas são a força de Cristo​

Os sacramentos não são aparência, não são ritos, mas são a força de Cristo; é Jesus Cristo presente nos sacramentos. Quando celebramos a Eucaristia é Jesus vivo, que nos une, que nos faz comunidade, que nos faz adorar o Pai. Cada um de nós, de fato, mediante o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia foi incorporado a Cristo e unido a toda a comunidade dos crentes. Portanto, se por um lado é a Igreja que “faz” os sacramentos, por outro são os sacramentos que “fazem” a Igreja, edificam-na, gerando novos filhos, agregando-os ao povo santo de Deus, consolidando a sua pertença. Papa Francisco 2013

Nascimento - Baptismo

Para abrir o olhar para Deus como Pai e para a Comunidade Cristã como espaço de crescimento e celebração da Fé, celebra o Sacramento do Baptismo.Celebra-se, comunitariamente, no primeiro Domingo de cada mês, às 13H00 e terceiros sábados às 15h00. As crianças em idade de Catequese e ainda não baptizadas, farão aí a sua iniciação ao Sacramento do Baptismo. As pessoas adultas que quiserem receber o Sacramento do Baptismo terão uma preparação específica.O pedido de Baptismo deverá ser feito na Secretaria Paroquial com um mês de antecedência.

Matrimónio

Para abençoar o encontro de um homem e de uma mulher no amor conjugal, celebra o Sacramento do Matrimónio. A Paróquia proporciona, em colaboração com outras Paróquias da Vigaria de Gaia I, preparação para o Matrimónio (C.P.M.). A organização do processo de casamento deverá iniciar-se com três meses de antecedência.

Crescimento - Crisma

Para invocar os dons do Espírito Santo, solidificar a Fé e optar no compromisso com a Igreja, celebra o Sacramento da Confirmação ou Crisma. Todos os anos as pessoas interessadas poderão, durante o mês de Setembro, inscrever-se em grupos de preparação.

Reconciliação - Penitência

Para refazer os laços com Deus, com os outros e consigo mesmo, que o pecado altera e estraga, celebra o Sacramento da Reconciliação ou Penitência. Sempre que haja sacerdotes disponíveis ao sábado, das 16h00 às 18h00, na Igreja Paroquial.

 

Unção dos Doentes

Para ajudar a viver serenamente a doença e a idade avançada, organiza retiros, cuida da distribuição da Sagrada Comunhão aos doentes e pessoas de idade avançada e celebra o Sacramento da Unção dos Doentes. Solicita-se às famílias que contactem a Paróquia sempre que alguém esteja doente e deseje receber regularmente a Sagrada Comunhão.Quando se julgar conveniente, pedir o Sacramento da Unção dos Doentes.

© 2012-19 Paróquia de S. Cristovão de Mafamude