Sacramentos não são aparência, mas são a força de Cristo

Os sacramentos não são aparência, não são ritos, mas são a força de Cristo; é Jesus Cristo presente nos sacramentos. Quando celebramos a Eucaristia é Jesus vivo, que nos une, que nos faz comunidade, que nos faz adorar o Pai. Cada um de nós, de fato, mediante o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia foi incorporado a Cristo e unido a toda a comunidade dos crentes. Portanto, se por um lado é a Igreja que “faz” os sacramentos, por outro são os sacramentos que “fazem” a Igreja, edificam-na, gerando novos filhos, agregando-os ao povo santo de Deus, consolidando a sua pertença. 
Papa Francisco 2013

Nascimento - Batismo

Para abrir o olhar para Deus como Pai e para a Comunidade Cristã como espaço de crescimento e celebração da Fé, celebra o Sacramento do Baptismo. Celebra-se, comunitariamente, no primeiro Domingo de cada mês, às 13H00 e terceiros sábados às 15h00. As crianças em idade de Catequese e ainda não baptizadas, farão aí a sua iniciação ao Sacramento do Baptismo. As pessoas adultas que quiserem receber o Sacramento do Baptismo terão uma preparação específica.O pedido de Baptismo deverá ser feito na Secretaria Paroquial com um mês de antecedência.

Crescimento - Crisma

Para invocar os dons do Espírito Santo, solidificar a Fé e optar no compromisso com a Igreja, celebra o Sacramento da Confirmação ou Crisma. Todos os anos as pessoas interessadas poderão, durante o mês de Setembro, inscrever-se em grupos de preparação..

Matrimónio

Para abençoar o encontro de um homem e de uma mulher no amor conjugal, celebra o Sacramento do Matrimónio. A Paróquia proporciona, em colaboração com outras Paróquias da Vigaria de Gaia I, preparação para o Matrimónio (C.P.M.). A organização do processo de casamento deverá iniciar-se com três meses de antecedência.

Reconciliação - Penitência

Para refazer os laços com Deus, com os outros e consigo mesmo, que o pecado altera e estraga, celebra o Sacramento da Reconciliação ou Penitência. Sempre que haja sacerdotes disponíveis ao sábado, das 16h00 às 18h00, na Igreja Paroquial.

Eucaristia

Eucaristia não é o prêmio dos santos, mas o pão dos pecadores. É com simplicidade, que Jesus nos doa o maior dos sacramentos. É um gesto humilde de dom, um gesto de partilha. No auge de sua vida, ele não distribui pão em abundância para alimentar as multidões, mas se parte na ceia pascal com os discípulos. 

Unção dos Doentes

Para ajudar a viver serenamente a doença e a idade avançada, organiza retiros, cuida da distribuição da Sagrada Comunhão aos doentes e pessoas de idade avançada e celebra o Sacramento da Unção dos Doentes. Solicita-se às famílias que contactem a Paróquia sempre que alguém esteja doente e deseje receber regularmente a Sagrada Comunhão.Quando se julgar conveniente, pedir o Sacramento da Unção dos Doentes.

Ordem

Ordem é o Sacramento que habilita para o exercício do ministério, confiado pelo Senhor Jesus aos Apóstolos, de apascentar a sua igreja, no poder do Espírito e segundo o seu coração.

Os Sacramentos

Os sacramentos não são aparência, não são ritos, mas são a força de Cristo.

Baptismo, da Confirmação e da Eucaristia, juntos, constituem o mistério da iniciação cristã.
Vocaçáo: Ordem e Matrimónio.